28/03/2023 17h24

ARSP realiza visita técnica na ciclovia da Terceira Ponte

Nesta terça-feira (28), os servidores da Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo visitaram a obra de implantação da ciclovia na Terceira Ponte. O objetivo da visita técnica foi conhecer o desenvolvimento do trabalho realizado no local, uma vez que o espaço está sob a concessão da Rodosol.

Segundo o gerente de Infraestrutura Viária da Agência, Vitorino Alves Ribeiro, e o especialista em Regulação e Fiscalização, engenheiro Mamoru Togawa Komatsu, a via para ciclista permite fiscalizar as condições estruturais da ponte.

“Com a pista para ciclista é possível observar se há sinais de desgaste da estrutura na Terceira Ponte. Antes esse trabalho ficava a cargo da própria concessionária. Agora, a equipe da ARSP acompanha de perto e pode apontar as melhorias estruturais necessárias”, destaca Ribeiro.

Desde o início, a Agência participa das discussões e elaboração de projeto para as execuções de ampliação e de implantação da ciclovia, juntamente com a SEMOBI. E durante as intervenções acompanha e define com a concessionária as intervenções necessárias para garantir a fluidez do trânsito. É o caso das sinalizações nos trechos em obra para orientar os usuários.

OBRA

A pista destinada aos ciclistas está em fase de finalização. No lado de Vitória, o acesso será na Enseada do Suá, próximo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT); em Vila Velha, será na Avenida Champagnat.

A proposta de intervenções foi apresentada em 2019 pelo Governo do Estado, como uma das obras prioritárias na área da mobilidade, e contemplam a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio. O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e ao mesmo tempo fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Informações à Imprensa

Analine Izoton

27 99876-1119

comunica@arsp.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard