O Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de GEE do Espírito Santo apresenta as estratégias e metas até 2050 para o Estado alcançar a Race to Zero (Corrida para o Zero) de acordo com pacto feito com a Organização das Nações Unidas (ONU), o conjunto de arquivos do Plano se encontra aqui.
-
Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de GEE do Espírito Santo - 2050
O Espírito Santo aderiu oficialmente às campanhas “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e “Race to Resiliense” (Corrida para a Resiliência), comprometendo-se com a realização de ações visando à neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050 e a resiliência climática. Como parte das ações necessárias para o cumprimento das metas acordadas pelo Estado, destaca-se a necessidade de elaboração de estratégias e ações para atingir as metas de neutralização de emissões de GEE.
A construção do Plano de Neutralização de Emissões de GEE do ES parte do princípio de que o Estado participa da transição como agente catalisador das mudanças da economia, promovendo transformações por meio da criação de mecanismos e políticas públicas que auxiliem as mudanças dos setores da economia do ES.
Com o objetivo de facilitar as análises e discussões por setor de atividade, sistematizando a análise de resultados e as proposições de políticas e estratégias para atingir os objetivos pretendidos dentro de cada atividade econômica, foram identificar 4 (quatro) áreas temáticas para a implementação de ações que levem a descarbonização da economia do ES: Energia & Indústria; Transportes; Resíduos; e AFOLU (sigla em inglês para Agropecuária, Florestas e Uso do Solo), com base na análise das emissões por atividade econômica. Neste contexto, foram delineadas 04 Políticas Estratégicas que foram compartilhadas por todas as áreas temáticas: (i) Minimização das Emissões, (ii) Aumento da Eficiência, (iii) Mecanismos de Compensação de Emissões e (iv) Remoção e Captura de GEE.
|
07/08/2024 |
pdf |
7123 kB
|
Baixar
|