31/10/2023 17h31 - Atualizado em 09/11/2023 15h04

ARSP realiza campanha de fiscalização das Estações de Redução Secundária (ERS) de Vitória

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP) realizou nessa terça-feira (24), mais uma vistoria prevista no cronograma anual de fiscalização que está contemplado na Agenda Regulatória, que é um plano trienal que abrange todas as áreas de atuação da agência, bem como suas atividades. A fiscalização tem o objetivo principal de verificar as condições de conservação destas estações, que são mantidas pela concessionária ES Gás que é a responsável pela sua operação e manutenção.

As Estações de Redução de Pressão Secundárias (ERS) são equipamentos necessários para reduzir a pressão de distribuição de gás canalizado e assim fornecer o gás natural para atendimento aos bairros em níveis adequados de pressão, e a inspeção realizada visa verificar os parâmetros de qualidade do serviço.

Para a diretora de Gás e Energia da ARSP, Débora Niero, essa tarefa é muito importante, pois garante que o serviço está sendo prestado conforme as regras do contrato. "A fiscalização dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado é uma das atribuições legais da ARSP, com a finalidade de averiguar se o serviço prestado pela ES Gás respeita as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas, em conformidade com o disposto no contrato de concessão e nos regulamentos vigentes. A fiscalização ora realizada foi programada junto à gerência de gás natural, com foco nas estações de redução secundária, já sendo percorridas àquelas locadas no município de Vila Velha e, neste momento, no de Vitória", destacou a diretora.

Estações

Ao todo em Vitória, existem oito estações, sendo seis subterrâneas e apenas duas acima da superfície, essa diferença se dá por uma simples questão de espaço na instalação, mas todas têm a mesma funcionalidade. Vale lembrar que a concessionária ES Gás é responsável pelo fornecimento e manutenção de gás canalizado em todo o Estado

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard