ARSP avança mais uma etapa na produção do Plano de Integridade
A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) teve o Mapeamento de Risco finalizado, em reunião no último dia 24 com a Contratada Atos Contabilidade Assessoria e Consultoria Ltda.
Com a conclusão do mapeamento, em que o principal ponto abordado é a integridade no serviço público, a reunião com a Comissão de Ética da ARSP, coordenada pela Unidade de Execução de Controle Interno (UECI), analisou e revisou a Minuta do Código de Conduta dos Agentes Públicos da ARSP para ajustes finais.
Entre os tópicos abordados na reunião, foi discutida a importância da criação de um canal de denúncia seguro, um código de conduta claro e transparente, abarcando os ritos e procedimentos debatidos na atuação da Comissão de Ética.
Agora, a Comissão de Ética vai analisar as estruturas e diretrizes da minuta do Código de Conduta, com o apoio técnico da contratada, para que consigam definir as características desse importante instrumento institucional.
Para Alieda Godinho, coordenadora UECI e responsável pela implantação e monitoramento do Plano de Integridade, os frutos desse plano podem ser colhidos em benefícios no serviço público. “Discutiu-se importância da transparência nos atos institucionais da ARSP, para que possamos alcançar um ambiente íntegro e seguro para o interesse público”, enfatizou Alieda.
Metodologia
A Contratada Atos se reuniu com a UECI anteriormente para apresentar o levantamento do cenário de risco à integridade, que foi produzido por meio de formulários respondidos por todos os colaboradores da ARSP, garantido o sigilo das respostas. Com isso, os principais pontos de melhoria, incluindo mitigação de riscos, foram contabilizados nos diversos graus de possível ocorrência para trazer melhorias no trabalho da agência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Analine Izoton
(27) 99876-1119
comunica@arsp.es.gov.br