15/02/2011 13h04 - Atualizado em 06/10/2016 15h16

Equipes de limpeza da Arsi, Idurb, Fapes e Sect participam de palestra sobre do Programa Coleta Seletiva

Equipes de limpeza e membros das comissões internas de coleta seletiva da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (Arsi), do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb), da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) tiveram a oportunidade de participar na tarde desta terça-feira (15) de uma palestra sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária.

A apresentação foi feita pela engenheira ambiental e gerente de regulação do saneamento básico da Arsi, Katia Muniz Côco. O objetivo foi orientar como separar o lixo seco do úmido, minimizando os efeitos negativos da intervenção humana no que diz respeito aos resíduos sólidos. Eles esclareceram suas dúvidas e receberam orientações sobre os tipos de resíduos e como descartá-los adequadamente.

O Programa de Coleta Seletiva Solidária será implantado a partir da próxima terça-feira (22) no edifício Cohab, onde funcionam a Arsi, o Idurb, a Sect e a Fapes. Foram formadas comissões internas com representantes dos órgãos, que estão trabalhando para disseminar os ideais do Programa, que objetiva, entre outros aspectos, a preservação do meio ambiente, a gestão de resíduos em espaços urbanos, a inclusão social e garantia da cidadania.

O Programa de Coleta Seletiva Solidária é coordenado por um comitê formado por representantes da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), incluindo como parceiros a Prefeitura Municipal de Cariacica e a de Vitória.

Como forma de reduzir a geração de resíduos, serão instalados nos ambientes coletores para a separação correta e adequada dos resíduos gerados. Serão disponibilizados recipientes diferenciados para o descarte do papel, para a separação de lixo seco (que pode ser reciclado e voltar a ser útil) e lixo úmido (que não tem processo de reaproveitamento) e, também, coletores adaptados para o descarte dos copos descartáveis.

Tel: (27) 3322.8466 ramal: 249/ 9839.1508