24/03/2023 18h16 - Atualizado em 24/03/2023 18h17

ARSP vai utilizar drones em fiscalizações

Especialistas da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP) participaram do curso de pilotagem profissional de drones realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em parceria com o Governo do Estado. As aulas aconteceram na segunda-feira (20) e na terça-feira (21).

O objetivo da ARSP é adquirir a tecnologia para diminuir gastos, evitar riscos ao trabalhador e garantir agilidade e segurança no desempenho do trabalho. Participaram do curso Priscila Ribeiro Spala, especialista em Regulação e Fiscalização; e Louise Bussolotti, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

“No caso do serviço de saneamento básico, o equipamento auxiliará nas inspeções dos Reservatórios Elevados e Captações de difícil acesso”, destaca a especialista Priscila Spalla.

Saneamento Básico

Atualmente, a ARSP desempenha suas atividades em 48 municípios cuja prestação dos serviços é realizada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), pelo Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (SANEAR) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), sendo sete pertencentes à Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV (Cariacica, Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Fundão e Guarapari) e 41 situados no interior do Estado.

As fiscalizações realizadas pela ARSP acerca do abastecimento de água, esgotamento sanitário e atendimento comercial têm o intuito de atestar a qualidade dos serviços prestados, avaliar o desempenho técnico (incluindo a conservação, operação e manutenção dos sistemas) e verificar o cumprimento das resoluções e demais normativos, Contratos de Programa e de Concessão e Planos Municipais de Saneamento.

 

Informações à imprensa

Analine Izoton

comunica@arsp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard