01/12/2009 15h17 - Atualizado em 06/10/2016 15h16

Cesan apresenta plano de saneamento para Vila Valério

O presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, e o diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli, apresentaram o plano de saneamento de Vila Valério e as metas de investimento da Companhia para o município. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 5 milhões, em melhorias no sistema de abastecimento e na implantação do sistema de esgotamento sanitário até 2020.

Os investimentos foram anunciados durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município, na quinta-feira (26). A audiência faz parte do processo de concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Vila Valério. Participaram, também, o presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), José Eduardo Pereira; o prefeito de Vila Valério, Edecir Felipe; vereadores, secretários e lideranças comunitárias.

Entre as melhorias previstas estão a ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água para 30 l/s (litros por segundo) até 2011; e o aumento da capacidade de reservação para 400 m³ até 2017. Atualmente, a Cesan abastece 91,9% da população urbana de Vila Valério. A coleta e o tratamento de esgoto também serão contemplados, com a construção de Estação de Tratamento, com capacidade de 24 l/s até 2012 e a elaboração de projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário do município para o próximo ano.

O processo de concessão em Vila Valério se insere em um novo modelo baseado no marco regulatório do saneamento no Espírito Santo, a partir da criação da Lei 9.096/2008, que estabelece a política e as diretrizes do saneamento básico no Estado, e a Lei Complementar n° 477/2008, que criou a Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (Arsi).

O próximo passo é a aprovação do Plano Municipal de Saneamento pela Câmara de Vereadores de Vila Valério. Quando aprovado, o plano será instituído como lei municipal. A partir daí, a Câmara deverá autorizar a Prefeitura a assinar contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário com a Cesan.

Informações ao cliente
115 - atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Tel: (27) 3322.8466 ramal: 249