17/11/2010 14h30 - Atualizado em 06/10/2016 15h16

Arsi acompanha manutenção da estrutura da Terceira Ponte

Técnicos da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) acompanharam na manhã desta quarta-feira (17), o plano de inspeção e manutenção da estrutura da Terceira Ponte feita por uma empresa contratada pela Rodosol.

Os cabos de aço responsáveis pela sustentação de toda a estrutura da ponte estão sendo avaliados e analisados por meio do uso de um aparelho de scanner de última geração. Acompanharam a inspeção, o gerente de regulação de infraestrutura viária da Agência, Luiz Paulo Figueiredo, e o ouvidor da agência, Geraldo Correa Jr.

Segundo o responsável pela equipe técnica da inspeção, capitaneada pelo engenheiro civil e doutor em Patologia do Concreto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Eduardo Aguiar, o processo de análise começa quando os técnicos descarregam uma corrente elétrica nos cabos de aço. Com o auxílio de um aparelho de scanner, a equipe verifica a intensidade das correntes elétricas recebidas por cada cabo. E é a velocidade das correntes elétricas que determina a condição de cada cabo de aço.

Os cabos de aço estão localizados dentro da ponte. Com isso, para realizar a manutenção é preciso entrar na ponte. Para ter acesso ao local, a equipe técnica entrou por um alçapão, que fica no asfalto da ponte. Após os testes, será feito um diagnóstico da estrutura, visando avaliar eventuais necessidades de manutenções.

A Terceira Ponte em números:

3,3 km de extensão;
Vão central com 70 metros de altura;
61 pilares;
Fluxo médio diário de 67 mil veículos.

Informações à Imprensa:
Luisi Pessôa
Assessoria de Comunicação da Arsi
Tel: (27) 9839-1508, 3322.8466 ramal: 266
comunica@arsi.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard