Perguntas frequentes sobre o gás natural
-
Por ser mais leve do que o ar, o gás natural tende a se dissipar facilmente em caso de vazamentos, reduzindo os riscos de explosões e incêndios.
-
Pode ser solicitado através da Central de Atendimento da ES Gás no telefone 0800 5950197 ou 117. Através do site www.esgas.com.br no link “Fatura Online” utilizando o CPF ou CNPJ e o Código de Cliente.
-
Não, suas características são bastante diferentes, o gás de botijão é composto de propano e butano e é altamente tóxico e inflamável. O Gás Natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, principalmente metano, que é mais leve que o ar e não é tóxico.
-
Deve-se entrar em contato com o número 0800 595 0197 - da ES Gás - que encaminhará um técnico para prestar os esclarecimentos necessários. Ou através do site www.esgas.com.br preenchendo o cadastro “Quero ser Cliente” que gerará um retorno da ES Gás.
-
Muitos equipamentos tais como: aquecedores, secadores, caldeiras, máquinas de torrar, fogões, fornos, queimadores à chama aberta, esterilizadores, equipamentos de refrigeração, equipamentos para panificação, veículos, etc.
-
Em uma emergência deve-se ligar para o número 0800 595 0197 ou 117 - atendimento da ES Gás.
-
O gás natural por ser canalizado, o fornecimento do energético é contínuo (24 horas por dia), dispensa estocagem, não precisa de reabastecimento ou controle de estoque. Assim, as tubulações evitam o transporte de pesados botijões com alta pressão, que percorrem ruas e estradas em caminhões, carros, motos e bicicletas. O Gás Natural colabora, dessa forma, para aumentar a segurança, proporcionando a redução das taxas de seguro patrimonial (residencial).
-
Todos os equipamentos que utilizam o GLP podem utilizar o gás natural. Os equipamentos devem ser convertidos de GLP para gás natural. O Gás Natural pode ser utilizado ainda como combustível em automóveis e em co-geração (geração de energia elétrica), alternativas não disponibilizadas pelo GLP.
-
Para que o Gás Natural seja inflamável é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620 graus centígrados. Outros combustíveis, como o álcool e a gasolina, inflamam-se a 200 e 300 graus centígrados, respectivamente.
-
Para cada pedido de ligação de gás é realizado avaliação técnica e econômica. Eventuais gastos que se fizerem necessários serão informados ao interessado nos prazos estabelecidos pela agência reguladora.