27/08/2019 16h32 - Atualizado em 27/08/2019 16h34

Projeto de implantação de ciclovia e ampliação de capacidade da Terceira Ponte, será apresentado e debatido com a população.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia será mais larga para comportar um mirante

O projeto de implantação de ciclovia e ampliação de capacidade da Terceira Ponte, será apresentado e debatido com a população.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Semobi   fará duas reuniões públicas: a primeira, vai acontecer na próxima terça feira  dia 03 de setembro em Vitória e no dia 04 quarta feira  será a vez de Vila Velha.

O projeto será apresentado pelo Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Em um primeiro momento, o projeto de implantação de ciclovia e ampliação da Terceira Ponte será exposto de forma didática e clara. Depois, será aberta a palavra ao público, que deve estar inscrito, para tirar dúvidas e expor opiniões e expectativas.

A inscrição dos interessados em participar será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição que estará disponível na data e local da reunião. As reuniões terão início às 19h, com duração máxima de até três horas.

Serviço
Reunião Pública sobre projetos do Governo do Estado para a Terceira Ponte - Vitória
Dia: 03 de setembro de 2019.
Local: Auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC - Endereço: Rua Vitório Nunes da Mota, 220 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-480
Horário: das 19h às 22h.

Vila Velha
Dia 04 de setembro de 2019.
Local: Auditório da Escola Estadual Vasco Coutinho - Município de Vila Velha. Endereço: Avenida Luciano das Neves, s/n - Centro de Vila Velha, Vila Velha - ES, 29100-060
Horário: das 19h às 22h.

Projetos
Para viabilizar o projeto da Ciclovia da Vida, a Terceira Ponte ganhará uma estrutura metálica nos dois sentidos. A estrutura funcionará também como uma barreira de proteção ao suicídio. A Ciclovia contará com uma grade anti-escalada para a proteção, com altura de três metros, e uma pista com pavimento asfáltico de três metros de largura.

A estrutura próxima ao vão central também contará com um alargamento, chegando a seis metros, e funcionará com uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade anti-escalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para vitória e uma para Vila Velha.

Não haverá cobrança de pedágio para acessar a ciclovia, mas o acesso será liberado apenas com o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano) para maior segurança da via, sem efetuar desconto de tarifa.

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.