19/04/2017 11h07 - Atualizado em 19/04/2017 11h08

Carlos Yoshio Motoki é o novo diretor de gás e energia da ARSP

O ecnomista Motoki é o novo diretor de gás e energia

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) tem um novo diretor de gás e energia, o economista Carlos Yoshio Motoki. O mandato tem duração de três anos e está fundamentado na Lei Complementar nº 827/2016 de criação da Agência. O cargo foi ocupado anteriormente pelo engenheiro Henrique Mello de Moraes.

Motoki chega para reforçar a equipe da Agência com a missão de participar na viabilização da concessão de distribuição de gás canalizado no Espírito Santo, com atualização da regulamentação, e contribuir para o reforço do sistema energético garantindo a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Também estão entre os principais desafios novo diretor de gás e energia contribuir para a disseminação de conhecimentos e projetos de eficiência energética e capacitar os recursos humanos para os desafios regulatórios da área de gás e trabalhos na área de energia.

Carlos Yoshio Motoki é graduado em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração do Distrito Federal, do Centro Universitário de Brasília. Possui MBA Executivo em Finanças pela IBMEC Business School, curso de Economia e Finanças, pela Fundação Dom Cabral e a especialização em Gestão - Program for Management Development – PMD, pelo IESE em Barcelona (Espanha) e ISE em São Paulo. Ele atuou como diretor administrativo financeiro da antiga Agência de Serviço Público de Energia do Estado do Espírito Santo (ASPE).  Com vasta experiência no setor de energia elétrica, ele assumiu cargos de direção na Espírito Santo Centrais Elétricas S/A (EDP Escelsa) e Bandeirante Energia S/A (EDP Bandeirante), na Fundação Escelsa de Seguridade Social, cuja Patrocinadora era a Escelsa. Também ocupou cargos de gestão na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul – Enersul.

A Diretoria Colegiada da ARSP é formada ainda pelo diretor-geral, o procurador do Estado Julio Castiglioni, pelo diretor administrativo financeiro, Paulo Ricardo Torres Meinicke, e pela diretora de saneamento básico e infraestrutura viária, Kátia Muniz Côco.

No Espírito Santo, a ARSP atua na regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, infraestrutura viária com pedágios, gás natural e realiza estudos no setor de energia elétrica.