16/10/2019 16h45 - Atualizado em 16/10/2019 17h29

ARSP participa da assinatura do Decreto de Energia sustentável para o Estado na FENERGIA

A Administração Pública poderá empregar, de acordo com o decreto assinado, outros meios de utilização da energia solar, quando não for possível a utilização de energia solar através de instalação de placas fotovoltaicas no local da edificação. Está incluída a possibilidade de uso da modalidade do autoconsumo remoto – quando a energia gerada por um sistema fotovoltaico instalado em um local pode ser utilizada para reduzir a conta de energia de outro local completamente diferente.

Para o diretor geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), Munir Abud, o Espírito Santo será o primeiro estado brasileiro a “viver de fato e por completo” o Novo Mercado de Gás com a real possibilidade de queda nos preços, atraindo investidores e movimentando ainda mais a economia local. Segundo ele, o decreto é um marco na política pública de ampliação da energia fotovoltaica no Estado. “Os prédios a serem construídos deverão ter a estrutura necessária para a instalação do sistema”, explicou.

Além deste decreto, o Governo do Estado também planeja criar, possivelmente por meio de concessões, parques solares nas Fazendas Experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A proposta é que por meio desses parques solares todos os prédios públicos sejam autossuficientes em energia.

Estiveram Presentes ao evento da Fenergia e XI Fórum Capixaba de Energia a Diretoria da ARSP Munir abud Diretor Geral, o Diretor de Gás e Energia Cláudio Saade, a Diretora Administrativa Joana Magela,a Diretora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária Kátia Côco, e ainda pela Agência estiveram as equipes Técnicas de Gás e Energia.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard