30/11/2023 14h10 - Atualizado em 08/12/2023 14h39

ARSP participa da 13ª edição do Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP), por meio da Gerência de Regulação de Resíduos Sólidos e da Gerência de Água e Esgoto, esteve na 13ª edição do Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente - XIII SESMA que teve como tema: Gestão Sustentável do Saneamento.  O evento, que é realizado a cada dois anos, ocorreu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória, entre essa segunda-feira (27) e a quinta-feira (30). A organização foi da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O seminário contou com a participação de profissionais especialistas na área de saneamento, incluindo água, esgoto e resíduos sólidos.

Na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), esse tema permeia parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que os países compartilham para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas possam viver melhor, independentemente de cor ou classe social, por isso sustentabilidade é um assunto muito relevante e carece de debates.


Fonte: Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável



Para a gerente de Água e Esgoto da ARSP, Krishina Daher, é preciso que a ARSP tenha ciência e esteja sempre atualizada, para que possa atuar com sua fiscalização e garantir a qualidade da prestação dos serviços. "A participação da ARSP em eventos como o SESMA é uma estratégia para seu contínuo desenvolvimento, alinhamento com as melhores práticas do setor e enfrentar os desafios para manter seus serviços em constante evolução", pontuou.

O foco do evento foi tratar do aproveitamento de resíduos em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Água (ETA) e a economia circular, novas tecnologias no setor de saneamento, avanços no reuso de água, Marco Legal do Saneamento e Plano de Segurança da Água.
A gerente de Resíduos Sólidos da Agência, Jéssica Novelli, afirma que o aprofundamento no tema resíduos sólidos é de extrema importância para o crescimento da Agência. "Tendo em vista a ampliação de competência da ARSP para o controle, regulação e fiscalização dos serviços públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, a regulação desse serviço é de extrema importância para garantir a proteção do meio ambiente, a saúde pública e promover a sustentabilidade", acrescentou.

Outra questão levantada foi a importância da elaboração de um Plano de Segurança da Água, que deve ser elaborado pelos municípios, mas que seria necessária a atuação também da fiscalização da ARSP nessa implantação e no cumprimento do que foi proposto. 

O seminário pôde desempenhar um papel significativo para a Agência, já que favorece a atualização de conhecimentos na área, capacitação técnica e profissional, intercâmbio de experiências, discussão de desafios comuns, alinhamento com políticas e regulamentações, bem como a conscientização sobre temas emergentes.

 

 

 

Informações à Imprensa: 

comunica@arsp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard