21/03/2018 10h31 - Atualizado em 22/03/2018 09h41

ARSP está presente no 8º Fórum Mundial de Água

A ARSP está sendo representada pela diretora de regulação do saneamento básico e infraestrutura viária, Kátia Muniz Côco juntamente com outros representantes.

A Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo está presente no 8º Fórum Mundial de Água, o maior evento global sobre o tema e que pela primeira vez está sendo realizado em um país do Hemisfério Sul.

O evento começou dia 18 e se encerra na sexta-feira (23), em Brasília (DF). Com a temática “Compartilhando Água”, o Fórum discute sobre a importância do uso racional e sustentável da água.

A ARSP está sendo representada pela diretora de regulação do saneamento básico e infraestrutura viária, Kátia Muniz Côco, que também faz parte da comitiva da Associação Brasileira de Agências de Regulação. O principal objetivo dos representantes é discutir as estratégias para que todos tenham acesso à água de forma universal e os mecanismos de incetivo à eficiência dos abastecimento público.     

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.   Ao oferecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho Mundial da Água, pretende alcançar uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gerenciamento de serviços de água entre todas as partes interessadas no tema água.

 

Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

 

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil receberá, em 2018, a 8ª edição do Fórum, e o evento ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul.

 

Conselho Mundial da Água

 

Organização internacional fundada em 1996, o Conselho Mundial da Água reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

 

A missão do Conselho Mundial da Água é “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard