06/04/2018 14h48 - Atualizado em 11/04/2018 11h41

ARSP está presente nas Câmaras Técnicas da ABAR em Natal

Essa é a V Reunião da Câmara de Gás.

A equipe da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) está presente nas reuniões das Câmaras Técnicas da ABAR em Natal (RN) que terminam nesta sexta (6). Dentre elas: Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde e a de Gás.

 

A abertura do evento contou com a presença do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Rio Grande do Norte (ARSEP), Getúlio Ribeiro, e do diretor geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e coordenador da CTGás, Júlio Castiglioni, que – na ocasião –representou o Presidente da Abar, Fernando Franco.

 

A ARSP também foi representada pela diretora de saneamento básico e infraestrutura viária, Kátia Muniz Côco, pelo diretor de gás e energia, Carlos Yoshio Motoki e pelo especialista Eduardo Fabris.

 

As reuniões das Câmaras Técnicas acontecem a cada dois meses em diferentes cidades contam com representantes do setor regulatório de diversos estados do Brasil.

 

 

Câmara do Gás

 

Essa é a V Reunião da Câmara Técnica de Gás da Abar. Durante o encontro o especialista e economista da ARSP, Eduardo Calegari Fabris fez uma apresentação sobre “O impacto do não investimento no fluxo de caixa descontado - uma experiência capixaba”.

 

Um comparativo entre a perspectiva das Agências Reguladoras e a perspectiva das Concessionárias reguladas”, “Programa “Gás Para Crescer” – MME – Governo Federal – Propostas de Alteração”, A Experiência da AGENERSA, Procedimentos de Fiscalização Técnica e Comercial – Experiência da ARESC e a Desverticalização do Setor do Gás – Impactos Econômicos e Tarifários foram outros temas apresentados durante a reunião do Gás.

 

Câmara do Saneamento Básico

 

Em paralelo também está acontecendo a XXXII Reunião da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR.

         

Dentre os assuntos em pauta estão Crise Hídrica, Indicadores e desempenho, Plano Municipal de Saneamento Básico e qualidade da água e esgoto, sistemas tarifários e regulação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, dentro outros.

 

Um dos principais objetivos é conhecer os problemas, experiências e desafios enfrentado em cada Estado e o papel das agências reguladoras neste cenário.   

 

As Câmaras Técnicas são realizadas pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e o objetivo é conhecer e discutir os problemas, experiências e desafios enfrentado em cada Estado e o papel das agências reguladoras.

 

Mais Informações:

Luisi Pessôa

Assessoria de Comunicação da ARSP

comunica@arsp.es.gov.br

tel: (27) 3636.8511.

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard