06/06/2017 16h23 - Atualizado em 06/06/2017 16h25

ARSP conclui fiscalizações no Sistema de Abastecimento de Água do Jucu

O Sistema do Jucu é composto por três Estações de Tratamento de Água (ETA).

A equipe de saneamento básico da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) concluiu as fiscalizações no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do Jucu.

 

A equipe fiscalizou o cumprimento dos normativos da ARSP, as questões de operação e conservação, o atendimento à qualidade da água distribuída de acordo com a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde e as normas técnicas do setor de saneamento básico. Ao todo foram 15 dias de inspeções em campo realizadas ao longo dos meses de março a maio deste ano. 

 

O Sistema do Jucu é composto por três Estações de Tratamento de Água (ETA), sendo Vale Esperança, Caçaroca e Cobi, e abastecem parte dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana. A captação de água no rio Jucu e as duas estações elevatórias de água bruta (EEAB) também foram inspecionados.

 

Além disso, a equipe visitou as 97 estações elevatórias de água tratada (EEAT), os 15 reservatórios de água tratada (RAT) e itens da rede de abastecimento, como ventosas e descargas de rede.

 

De acordo com a gerente de regulação do saneamento básico, Lorenza Zandonadi, as inspeções da Agência são realizadas conforme metodologia estabelecida no Manual de Fiscalização, observando os itens do checklist. Ao todo forma verificados 1.377 itens in loco. “O intuito do Manual de Fiscalização é proporcionar um tratamento padronizado e isonômico aos municípios regulados”, explicou.

 

O processo de fiscalização visa apontar deficiências e potencialidades e recomendar medidas corretivas a serem adotadas nos procedimentos de operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário dos municípios que possuem convênio de regulação e fiscalização com a ARSP. Desta forma, procura-se garantir o bom desempenho técnico da prestação de serviços, atuando-se na prevenção de descontinuidades.

 

A próxima etapa é a elaboração dos relatórios da fiscalização contendo o resultado técnico, que estará disponível no site da Agência (www.arsp.es.gov.br) para consulta de todos.

 

 

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Luisi Pessôa
Tel: (27) 3636.8511/ 99839.1508
comunica@arsp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard