23/07/2021 18h19

ARSP anuncia reajuste tarifário do gás natural canalizado

A Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) publicou, naquinta (22), a Resolução ARSP nº049/2021, que dispõe sobre o reajuste tarifário referente a homologação do preço da molécula do gás e do reajuste da margem média de distribuição a ser praticado pela Concessionária ES Gás. Os novos valores passam a vigorar a partir de 1º de Agosto de 2021.

Os estudos técnicos desenvolvidos pela Agência mostraram que o reajuste do período, seguindo as fórmulasparamétricas previstascontratualmente, foi de 9,97% sendo considerado nesse número o reajuste anual da margem média de distribuição e a homologação do preço da molécula do gás.

Segundo a Diretora Técnica de Gás Canalizado e Energia, DeboraNiero explicou que a tarifa do gás canalizado é composta por parcela da molécula, parcela de transporte, margem média de distribuição e impostos. Considerando que a margem média de distribuição é a única parcela da tarifa de gás regulada por esta ARSP e ela corresponde a 9,28% da tarifa total tem-se um aumento de 2,58%, já considerando os impostos.

Por fim, cabe ressaltar que a ARSP apenas homologa o reajuste do preço da molécula do gás canalizado do supridor, conforme previsão na clausula 12.13 do contrato de concessão.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard