27/05/2019 14h36 - Atualizado em 27/05/2019 16h09

Arsp adere ao sistema e-Docs e ganha celeridade e redução de custos

A Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), buscando a eficiência, economia e transparência na execução de sua função, passa a utilizar, a partir do  dia 1º de

junho, o sistema de Documentação Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs). O objetivo é substituir processos administrativos e documentos do meio físico para o meio digital a exemplo de inciativas já consolidadas no Poder Judiciário.

A Arsp tem a função de regular, controlar e fiscalizar os serviços públicos concedidos de saneamento básico, infraestrutura viária, pedágio e gás natural canalizado no Estado. A iniciativa tornará mais ágil, eficiente e transparente a gestão de documentos e processos administrativos na Agência, trazendo ainda, redução de custos.

O Diretor geral da Agência, Dr. Munir Abud comentou a novidade. “A eliminação do papel proporciona economia, ganho de produtividade, otimização dos fluxos de trabalho e transparência”, disse.

Com o fim da abertura de processos em meio físico, a Agência se torna um dos órgãos pioneiros no Governo do Estado a aderir de forma total ao sistema digital de processos.

Economia

Segundo levantamentos feitos pela equipe de implementação do sistema, o Estado gasta mais de 500 folhas de papel por minuto. Além da economia gerada com a eliminação do papel, os custos indiretos como transporte de documentos, toners e armazenamento serão reduzidos.

O sistema

O E-Docs é o sistema de documentos arquivísticos digitais, que engloba a autuação, tramitação, classificação, temporalidade e destinação final. A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e Arquivo Público do Espírito Santo (Apees).

O desenvolvimento e implantação do sistema E-Docs na ARSP teve a contribuição de forma direta dos servidores Ariane Reis, Drª Joana Resende e Verival Pereira. Com a implantação do sistema E-Docs, os acessos aos processos ocorrerão de forma mais rápida e prática, não havendo necessidade de comparecer à Agência para acessá-los. 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Ederson Lima 
(27) 3636-8511 
comunica@arsp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard