11/11/2016 14h45

Saneamento: ARSP participa de reunião da Associação Brasileira de Agências de Regulação em Blumenau

A diretora da ARSP, Kátia Muniz Côco apresentou a experiência do Espírito Santo

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) está participando da XXVII Reunião da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

O encontro está acontecendo na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, desde desta quinta-feira (10) e se encerra nesta sexta (11), reunindo representantes de agências reguladoras de diversos estados e municípios brasileiros.

Dentre os assuntos em pauta está a crise hídrica. A ARSP está sendo representada pela diretora de saneamento básico e infraestrutura viária, Katia Muniz Côco, que falou sobre a experiência do Espírito Santo no enfrentamento à estiagem.

“Anteriormente, a Câmara Técnica criou um grupo para discutir as principais experiências adotadas pelas agências reguladoras na crise hídrica.  As discussões foram reunidas em um documento de referência que serve de guia para o controle do racionamento do abastecimento público.   A ARSP adotou esses critérios para acompanhar as ações de racionamento no Espírito Santo”, explicou a diretora.

De acordo com ela, os resultados mostraram uma distribuição de água de forma controlada e equânime para a população, proporcionando transparência nas ações, resolução de ocorrências pontuais e planejamento para evitar problemas futuros.

Paralelo ao evento, também estão acontecendo reuniões de outros grupos técnicos de saneamento e apoio jurídico, do qual a ARSP participa, com os seguintes assuntos: indicadores de desempenhos, planos de saneamento, participação dos usuários e controle social, sistemas tarifários, regulação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, dentre outros.

Informações à imprensa:

3223-1822 /99839.1508