27/07/2017 14h28

Programa “Boa Energia” capacita educadores do município de Montanha

Os professores de Montanha participaram da capacitação sobre eficiência energética.

Professores da Rede Estadual do município de Montanha estão tendo a oportunidade de participar, nesta quarta-feira (26), da primeira capacitação do “Boa Energia nas Escolas”, um programa educacional da EDP Espírito Santo que, a partir deste ano, conta com a parceria da Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDU).

O principal objetivo desse programa de “Eficiência Energética” é capacitar educadores das redes municipais e estaduais como agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. O Boa Energia nas Escolas faz parte do Programa de Eficiência Energética - PEE da Distribuidora.

Para o professor de Biologia André Felipe Costa Souza, é importante a discussão sobre o tema energia elétrica, pois afeta a toda a sociedade. “Nós, professores, conseguimos transmitir a informação a um grande número de alunos, que serão disseminadores da ideia para familiares e na comunidade onde moram, comentou.

Já na opinião da professora de educação infantil Silvia Pereira Cunha, que também participa da capacitação, por meio do programa está sendo possível aprender mais sobre eficiência energética para depois ensinar e conscientizar os alunos.

No treinamento, são realizadas atividades baseadas na metodologia PROCEL, programa do Governo Federal por meio da Eletrobrás, que desenvolve projetos de conservação de energia focados na mudança de hábitos e na eficiência energética, instrumentos de combate ao desperdício de energia que permitem mais benefícios à sociedade e reduz os impactos ambientais.

De acordo com a gerente de energia elétrica da ARSP, Carla Madureira, a educação e o conhecimento têm papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos. “Ao ensinar crianças e jovens, difundimos também os ensinamentos aos pais e familiares. Inserir essa pauta no dia a dia dos alunos, é a maneira mais eficiente de educar as próximas gerações e de transmitir o conhecimento a toda sociedade”, comentou a gerente.

Nesta primeira capacitação, estão participando 10 professores da rede estadual de ensino de Montanha. Já nos dias 8 e 9 de agosto, está prevista a capacitação dos educadores da Rede Municipal.  A meta do projeto é atender a 80 escolas em 10 municípios, capacitando no total 400 professores.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da ARSP:

Luisi Pessôa 3636-8511 /99839.1508 comunica@arsp.es.gov.br