03/07/2018 11h34

Energia é o tema de palestras apresentadas pela ARSP

“Arranjos Eficientes para Geração e Consumo de Energias das Fontes Renováveis e Não Renováveis”. Esse foi o tema da palestra apresentada na IV  Semana de Engenharia do Petróleo da Universidade de Vila Velha (UVV) pelo especialista da ARSP,  Alexandre de Mello Delpupo.

A apresentação aconteceu no dia 6 de junho e contou com a presença de 30 estudantes de Engenharia. Dentre os temas que foram abordados estão: Instituições Federais para o Setor Energético, Arranjos Eficientes em Energia, sustentabilidade efetiva, matriz energética brasileira e do Espírito Santo, formas de energia e tipos de fontes energéticas, estudos realizados pela ARSP, visão geral da infraestrutura do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB), mini/microgeração distribuída e eficiência energética no dia a dia, no trabalho e nos transportes.

Essa palestra também foi apresentada para a disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia do Petróleo também da UVV no último dia 30 de maio.

A energia também foi foco de outra palestra feita pela ARSP na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O especialista da Agência, Alberto Cesar de Lima Lima, apresentou o tema “Aspectos Gerais da Estrutura e Regulação do Setor Elétrico Brasileiro” para a disciplina de Introdução a Sistemas Elétricos de Potência do curso de Engenharia Elétrica.

O especialista fez uma apresentação institucional da ARSP. Ele explicou também da Estrutura Institucional do SEB, do Planejamento da Operação, do case de ponto de atenção para SEB, contratação de Oferta, mini e microgeração, dentre outros assuntos. A apresentação aconteceu dia 13 de abril e contou com a participação de 20 estudantes de Engenharia Elétrica da Ufes.

No setor de energia elétrica, a ARSP no Espírito Santo acompanha e desenvolve estudos para caracterizar as necessidades de expansão da infraestrutura de linhas de transmissão, geração e distribuição, eficiência energética e energias renováveis. A situação energética atual do Espírito Santo (ES) é de confiabilidade, por se conectar ao sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste através de um anel de transmissão. As concessionárias de distribuição de energia elétrica operando no Espírito Santo são a Espírito Santo Centrais Elétricas S/A- EDP– Espírito Santo e Empresa Luz e Força Santa Maria – ELFSM.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard