27/06/2017 15h48 - Atualizado em 28/06/2017 17h03

Convênio entre ARSP, Sedu e EDP proporcionará energia fotovoltaica nas escolas e capacitação em eficiência energética

O convênio foi firmado entre a ARSP, SEDU e EDP Espírito Santo.

Mais de 32 mil alunos e aproximadamente 400 educadores, em 10 municípios do Estado, vão ser beneficiados com o projeto educacional Boa Energia nas Escolas. Nesta terça-feira (27), a EDP Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) assinaram um convênio para a instalação de projetos de Eficiência Energética que vai contemplar escolas públicas, reforçando a importância de conscientização.

O projeto educacional Boa Energia nas Escolas será implantado em 80 instituições de ensino estaduais e municipais. Além de disseminar informações sobre a utilização segura e eficiente da energia elétrica, a iniciativa beneficiará também 10 unidades Escola Viva com a instalação de placas fotovoltaicas, que permite a geração de energia elétrica por meio da luz do sol.

A assinatura aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do diretor-geral da Arsp, Julio Castiglioni, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, do Secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, do diretor de gás e energia da Arsp, Carlos Motoki, do diretor-geral da EDP Espírito Santo, João Brito Martins, dentre outras autoridades.

A ação visa conscientizar para o uso racional da energia, reduzindo assim a dependência dessas unidades consumidoras da energia e divulgar a tecnologia aos estudantes e professores e servindo como laboratório pedagógico nas escolas.

As unidades escola Viva que vão receber as placas fotovoltaicas são: São Pedro (Vitória), Joaquim Beato (Serra), Assisolina Assis de Andrade (Vila Velha), Presidente Castelo Branco (Cariacica), Bráulio Franco (Muniz Freire), Bartouvino Costa (Linhares), Marita Motta Santos (São Mateus), Manoel Duarte da Cunha (Pedro Canário), Elpídio Campos de Oliveira (Montanha) e Henrique Coutinho (Iúna).

Além de atividades na sala de aula, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades na unidade móvel do projeto. Trata-se de um caminhão adaptado para ser um laboratório sobre rodas e que oferece uma série de experimentos, jogos e vídeos em 3D, que abordam e reforçam a importância de conscientização quando o assunto é energia elétrica.

Para execução, serão investidos R$ 988,65 mil num prazo de 12 meses por meio Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP Espírito Santo.

Os recursos serão destinados para aquisição dos materiais previstos e de mão de obra de terceiros para o treinamento dos professores e implantação das 10  plantas de geração de energia, de aproximadamente 3,38 kWp.

À ARSP caberá disponibilizar recurso humano próprio para apoio e execução das atividades previstas, participar da capacitação do corpo docente de escolas das redes estadual e municipal e demonstrar pesquisas e estudos voltados para o uso sustentável e inteligente de energia.

Caberá a EDP Espírito Santo aplicar os recursos financeiros, exclusivamente nos pagamentos relativos aos itens previstos; contratar a proponente do projeto que será responsável pela gestão, aquisição de materiais e execução do projeto, gerir e acompanhar a implantação do projeto de geração fotovoltaica, de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelo projeto aprovado.

Em contrapartida, a Sedu deverá planejar e coordenar a divulgação do projeto relativo ao uso eficiente e seguro da energia elétrica entre professores e alunos da rede escolar, disponibilizar os educadores para participarem do curso na metodologia do “Boa Energia nas Escolas”, disponibilizar um responsável para apoio técnico e operacional durante a implantação do projeto; fiscalizar a execução deste convênio, disponibilizar as instalações para implantação dos serviços necessários, prestar à EDP Espírito Santo as informações julgadas necessárias. Além disso, quando solicitadas, receber os equipamentos e materiais, assegurando a guarda e conservação dos mesmos, durante a fase de implantação do projeto. Na instalação dos equipamentos de geração de energia, a Sedu se encarregará de cercar a unidade para preservação e segurança de todos e assinar termo de conclusão da obra, se responsabilizando pela manutenção dos equipamentos e serviços realizados, após a finalização do projeto.