29/11/2018 12h31 - Atualizado em 29/11/2018 12h33

Terceira Ponte será fechada no domingo (9) das 7 às 9h para realização de simulado do Plano de Contingência

Após atualização do Plano de Contingência que contém o gerenciamento operacional de crises na Terceira Ponte, os membros do grupo de trabalho formado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Rodosol, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha decidiram pela realização de simulado para avaliar as ações individuais de cada instituição envolvida.

A simulação será executada considerando o mais alto grau de crise previsto no Plano e resultará na interdição total da Terceira Ponte no domingo, dia 09, com início às 7h e previsão de término às 9h. A data foi escolhida estrategicamente para possibilitar a implantação, na prática, das ações planejadas e causar o mínimo de transtorno aos usuários da Ponte, já que, aos domingos, pela manhã, o fluxo de veículos é reduzido.

Orientamos aos usuários que necessitem transitar entre os municípios de Vitória e Vila Velha neste horário que utilizem como via alternativa a Segunda Ponte.

No dia, serão simuladas as ações de identificação de situações de crise (como os casos de tentativa de suicídio) durante as quais o operador de tráfego da Rodosol identifica a ocorrência por meio das imagens captadas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional e comunica aos órgãos para início do atendimento e resgate. Após identificada a ocorrência, instaurada o grau da crise e comunicadas as partes, serão iniciados os procedimentos para esvaziamento da Ponte, por meio da abertura dos gates instalados ao longo da Ponte, interdição da Praça de Pedágio em Vitória e dos acessos à Ponte em Vila Velha, bem como os desvios de trânsito para as vias alternativas. Estas ações envolverão o Corpo de Bombeiros, BPTran e guardas municipais de Vitória e Vila Velha.

As opções de desvio serão as seguintes:

- Veículos sobre a Ponte

Os veículos que estiverem sobre a Ponte antes da interdição serão orientados pelo BPTran e operadores de tráfego da Rodosol a prosseguir com a viagem. No momento em que o Corpo de Bombeiros determinar a interdição total dos 2 sentidos da via os veículos serão orientados a retornar pelos gates de forma a promover o esvaziamento da Ponte.

- Na Praça de Pedágio

O bloqueio da praça de pedágio será realizado pela Rodosol e contará com reforço operacional do BPTran para impedir que veículos ultrapassem as cancelas e orientar os condutores para prosseguimento pela rota alternativa na Rua Alberto Martins de Paula (em direção à Av. Américo Buaiz).

- Em Vitória serão interditadas as seguintes vias de acesso à Praça de Pedágio:

1. Entrada da Rua Duckla de Aguiar (em frente ao posto de gasolina Monza).
  2. Semáforo no acesso à Rua Duckla de Aguiar, para quem circula pela Av. Cezar Hilal, sentido Centro.
  3. Cruzamento das Av. Des. Santos Neves e Nossa Sra. Da Penha (sentido praça do Cauê).
  4. Entrada da Pça do Cauê pela Av. Des. Santos Neves (loja da Vivo).
  5. Rua Clóvis Machado sentido 3º ponte (altura do TRE, deixando livre o acesso à Rua João Batista Parra na Praia do Suá).
  6. Rua Almirante Soído X Rua Eurico de Aguiar (proibindo seguir p/ a Pça do Cauê).

- Em Vila Velha serão interditadas as seguintes vias de acesso à Ponte:

1. Terceira Ponte (altura da Rua Sergipe).
  2. Rua Ceará (altura do posto Moby Dick).
  3. Rua Ceará (altura do cruzamento com a Romero Botelho).
  4. Rua Inácio Higino (Cruzamento com Rua José Pena Medina).
  5. Rua Maranhão (altura da Estação de Bombeamento).
  6. Av. Antônio Ataíde (Altura da Igreja Universal).
  7. Av. Carioca (Cruzamento com a Av. Antônio Ataíde).

As opções de desvio serão as seguintes:

- Veículos sobre a Ponte

- Na Praça de Pedágio

- Em Vitória serão interditadas as seguintes vias de acesso à Praça de Pedágio:

1. Entrada da Rua Duckla de Aguiar (em frente ao posto de gasolina Monza).
  4. Entrada da Pça do Cauê pela Av. Des. Santos Neves (loja da Vivo).

- Em Vila Velha serão interditadas as seguintes vias de acesso à Ponte:

1. Terceira Ponte (altura da Rua Sergipe).
  2. Rua Ceará (altura do posto Moby Dick).
  3. Rua Ceará (altura do cruzamento com a Romero Botelho).
  4. Rua Inácio Higino (Cruzamento com Rua José Pena Medina).
  5. Rua Maranhão (altura da Estação de Bombeamento).
  6. Av. Antônio Ataíde (Altura da Igreja Universal).
  7. Av. Carioca (Cruzamento com a Av. Antônio Ataíde).