19/05/2020 13h56 - Atualizado em 19/05/2020 13h58

Escolas do estado Recebe Painéis Fotovoltáicos em Parceria com a ARSP

Na próxima semana, quatro escolas da Rede Pública Estadual vão receber a instalação de painéis fotovoltaicos. O objetivo é reduzir parte do consumo de energia elétrica e fazer o uso pedagógico dessa geração.

 Serão contempladas:

A  Escolas Estaduais  de Ensino Médio Bernardo Horta em Irupi;

Prof. Agenor Roris, em Vila Velha; Graúna em Itapemirim;

e a Lyra Ribeiro Santos, em Guarapari.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a ação faz parte de um  convênio celebrado entre EDP, Secretaria da Educação (Sedu) e a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) que por sua vez celebra esse decreto do Governador Renato Casagrande que institui a obrigatoriedade da instalação de equipamentos para captação de energia solar em novas edificações estaduais. A norma também se aplica às instalações construídas com recursos do Estado repassados aos municípios por meio de convênios, acordos ou termos de compromisso. A solenidade de assinatura ocorreu durante a participação do governador na abertura do XI Fórum Capixaba de Energia (Fenergia), realizado em Vitória em Outubro de 2019. Para o Diretor Geral da (ARSP), Munir Abud, o decreto é um marco na política pública de ampliação da energia fotovoltaica no Estado. “Os prédios a serem construídos deverão ter a estrutura necessária para a instalação do sistema”, explicou, a ARSP ainda disponibiliza recurso humano próprio para apoio e execução das atividades previstas, participa da capacitação do corpo docente de Escolas das redes Estadual e Municipal e realiza pesquisas e estudos voltados para o uso sustentável e inteligente de energia.

Para execução do Projeto “Boa Energia nas Escolas”, visando à implantação do projeto educacional e a geração fotovoltaica. Segundo o secretário, a instalação de energia solar nas escolas traz grandes benefícios à educação. “Mais do que a economia pela redução das despesas de conta de luz, a instalação de painéis fotovoltaicos representa uma oportunidade para que os alunos conheçam de perto o funcionamento de uma fonte moderna, limpa e renovável”, disse. Os equipamentos são adquiridos e instalados pela EDP e doados à Sedu, que providencia a entrega nas unidades escolares. Desde o início do convênio, 90 escolas estaduais já foram contempladas. Os painéis já entregues possuem 11  placas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard