NOVA ESTRUTURA TARIFÁRIADE ÁGUA E ESGOTO – ORIENTAÇÕES PARA USO DO SIMULADOR

A Agência de Regulação de Serviços Públicos – ARSP/ES disponibiliza aos usuários dos serviços de água e esgoto prestados pela Cesan o Simulador das novas tarifas a serem aplicadas a partir de 1º de outubro de 2021, aprovadas pela Resolução ARSP nº 051/2021.

Para uso do Simulador é necessário o uso do programa Microsoft Excel.

Clique aqui para fazer o dowload do arquivo - Download 

IMPORTANTE: Os valores das faturas calculados pelo simulador são ilustrativos, devendo ser observadas as particularidades de cada uma das ligações para obter o valor exato da conta. Além disso, o cálculo da fatura presente no simulador utiliza a referência de 30 (trinta) dias de intervalo de leitura, e desta forma, o resultado final pode variar quando os valores do simulador forem comparados com uma conta real de intervalos de leitura diferentes.

 

PASSO A PASSO

  1. Abra o arquivo “Simulador de Tarifas ARSP” no programa Microsoft Excel, ou no seu programa de planilha eletrônica que suporte arquivos no formato XLSM;
  2. Ative a função de macros, clicando no botão “Habilitar Conteúdo”;

  1. Clique em “Calcular Fatura”:

  1. Selecione a categoria da sua ligação.

As opções para ligações individuais (que atendem a um único imóvel) são as seguintes: Residencial, Social I, Social II, Comercial, Industrial e Público.

Para as ligações coletivas (quando uma ligação atende a mais de um imóvel) há a opção para a categoria Residencial e Comercial, com 4 Critérios possíveis. O Critério é determinado em função do tipo de hidrômetro instalado na ligação.  Verifique a primeira letra do número do hidrômetro eselecione o critério de faturamento, da seguinte forma: para as matrículas iniciadas em Y, A e B: Critério 1; para as iniciadas em C e D, Critério 2; para as iniciadas em E, F e G, Critério 3; para as demais, Critério 4.O número do hidrômetro pode ser obtido no próprio aparelho ou na fatura de água e esgoto.

  1. Informe o número de economias da ligação. Para as ligações individuais, o simulador já apresentará o número 1, não sendo necessária alteração. Para as coletivas, deve-se informar o número constante da sua fatura de água, como no exemplo abaixo, de 28 economias (28 imóveis):

  1. Informe o serviço de esgoto prestado pela Cesan em sua residência: Coleta, Afastamento e Tratamento; Coleta e Afastamento; Tarifa de Disponibilidade ou serviço não prestado (N/A).

  1. Informe o consumo mensal por ligação (volume medido de água), e clique em “Calcular”:

  1. Como no exemplo acima, o Simulador trará:

 - O valor referente aos serviços de água, de esgoto e o total da soma dos 2 serviços com os valores antes da nova estrutura tarifária – até Setembro de 2021;

- O valor referente aos serviços de água, de esgoto e o total da soma dos 2 serviços nos valores com a nova estrutura tarifária –Após Setembro de 2021, incluindo os valores do reajuste anual.

 

Dúvidas, orientações e reclamações podem ser feitas na Ouvidoria da ARSP no telefone 0800 280 8080 ou email ouvidoria@arsp.es.gov.br.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard