24/08/2015 11h50 - Atualizado em 06/10/2016 15h21

Mais energia para o Espírito Santo

O Espírito Santo será contemplado com novas linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, que vão beneficiar as regiões Sul, Central e Norte. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou em audiência pública, entre os dias 6 e 31 de agosto, edital para o 3º Leilão de Transmissão de 2015. São obras estruturantes necessárias e importantes para o desenvolvimento do Estado, com investimentos que poderão atingir cerca de R$ 630 milhões.

Estão previstas a instalação de três linhas de transmissão, sendo duas dentro do território capixaba (Linhares – São Mateus, com 113 km de extensão, e João Neiva – Viana, com 79 km) e uma em conexão com Minas Gerais (João Neiva – Mesquita, com extensão de 236 km). Além das linhas de transmissão, o leilão prevê a construção de três novas subestações de energia: em Rio Novo do Sul, São Mateus e João Neiva.

O conjunto dessas obras irá reforçar a rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) e trazer mais segurança e estabilidade para os serviços de energia elétrica nas regiões Sul, Central e Norte. Os trabalhos serão executados pela iniciativa privada, por meio da concessão outorgada em decorrência de leilão eletrônico. Uma parte das obras fica pronta em 2019 e outra em 2021.

Até a entrada em operação das linhas e subestações, as principais datas previstas são:
Publicação do Edital: 16 de setembro/2015
Sessão pública do Leilão: 16 de outubro/2015
Publicação do resultado do leilão: 06 de novembro/2015
Assinatura do contrato de concessão: 22 de janeiro/2016
Entrada em operação: 18 de janeiro de 2021 – LT Mesquita – João Neiva; 18 de julho de 2019 – Demais empreendimentos.

Henrique Mello de Moraes, diretor-geral da Aspe (Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo), confirma a importância do leilão para o aumento da capacidade energética do Espírito Santo e lembra que, para a sua realização, “foi fundamental o empenho do governador Paulo Hartung, que pautou o tema durante a visita ao Estado do Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, no primeiro semestre de 2015 e, pessoalmente, visitou no Rio de Janeiro o presidente da EPE- Empresa de Planejamento Energético, Maurício Tolmasquim, para tratar do assunto”.

Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini 3636-9708 / 999429537