09/10/2024 16h02

ARSP fiscaliza ações de abastecimento de água em São Gabriel da Palha

A Gerência de Água e Esgoto da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) realizou uma fiscalização nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no município de São Gabriel da Palha, para averiguar as condições de manutenção e operação dos sistemas. A ação aconteceu no último dia 1º de outubro. 

 

Segundo a equipe de fiscalização que esteve no local, na ocasião foram levantadas informações a respeito da continuidade do abastecimento de água na região, já que foi informado que, em função do longo período de estiagem que o Espírito Santo vem enfrentando no segundo semestre de 2024, o rio São José, que abastece diversos municípios do noroeste do Estado, está com redução significativa do volume armazenado. 

 

Segundo a coordenadora de Regulação, Priscila Ribeiro Spala, o prestador de serviço informou as medidas adotadas diante do cenário. “Com a escassez hídrica e alteração da disponibilidade de água bruta para captação, o prestador de serviços iniciou medidas de contingenciamento no abastecimento da Sede de São Gabriel da Palha [município abastecido pelo rio São José], conforme Planejamento Executivo das Medidas de Racionamento encaminhado para a Agência. As medidas de racionamento iniciaram no dia 29 de setembro, com o desabastecimento de toda a sede no período das 11 horas às 16 horas”.

 

Ainda segundo a coordenadora, não foram verificadas manifestações negativas sobre as medidas de racionamento pela população, que por sua vez tem cooperado através do uso racional da água. Durante o período de desabastecimento, a prestadora de serviço informou que vem garantindo a disponibilidade de caminhões pipa para a distribuição complementar de água, de forma a priorizar as escolas, hospitais e unidades de saúde.

 

O reestabelecimento das condições normais do abastecimento de água só será possível quando houver aumento na vazão do rio São José e sua capacidade de recarga for suficiente para a realização da captação. A ARSP ainda reforça a necessidade do uso consciente de água para mitigar as consequências do racionamento, garantindo uma distribuição mais equilibrada da água disponível.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Analine Izoton
(27) 99974-9212

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard