ARSP participa de debate sobre a qualidade da água na Grande Vitória
Nesta quarta-feira (15), a diretora Odylea Tassis e a gerente Jessica Novelli do setor Saneamento Básico da Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) participaram da reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A pauta foi a qualidade da água na Grande Vitória.
Um dos assuntos em destaque foram os problemas ocorridos no abastecimento da água no município da Serra. Segundo reclamações dos moradores, a água da torneira apresentava alta turbidez.
A ARSP acompanhou as denúncias sobre a qualidade da água divulgada pelos jornais locais e acionou a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), segundo a diretora Odylea Tassis. A Agência constatou as não conformidades da água no município e as medidas cabíveis foram adotadas. “A agência adotou os protocolos internos, notificando a Cesan. Agora aguarda a resposta da empresa que ainda está dentro do prazo previsto pela resolução 018/2018 da ARSP para apresentação da defesa. Mas o principal objetivo da fiscalização não é a sanção por si, mas a busca pela qualidade dos serviços prestados à população”, ponderou.
Na ocasião, a Cesan, representada pelo gerente metropolitano norte, Carlos Dilen, apresentou o resultado do trabalho de análises feita pela empresa e apontou que foi identificado o motivo da turbidez da água e que a Cesan já busca soluções para melhoria da qualidade da água.
A gerente de Saneamento Básico da ARSP, Jessica Novelli, destacou que a agência cumpre o papel de regulação e fiscalização dos serviços prestados no saneamento público - eixos água e esgoto. “A prestadora de serviços recebe a notificação, apresenta a defesa prévia e caso havendo a não conformidade, poderá evoluir para o auto de infração”, informou.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da ARSP
Analine Izoton
comunica@arsp.es.gov.br