16/05/2016 08h15 - Atualizado em 06/10/2016 15h20

Câmara Técnica reúne 21 Agências Reguladoras de todo o País

A XV Reunião da Câmara Técnica de Saneamento da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) se encerra na tarde desta sexta-feira (13) com a presença de 25 Agências Reguladora de diversas cidades brasileiras, em Vitória.

O evento está sendo apoiado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) que registrou a ampla participação de 76 palestrantes e especialistas do setor regulatório de 15 estados.

Durante os dois dias, foram abordados temas como: drenagem urbana, planos municipais de saneamento básico, tarifas, regulação jurídica, qualidade da água e esgoto, resíduos sólidos urbanos e demais temas de interesse nacional.

De acordo com a diretora técnica da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), Kátia Muniz Côco, a participação efetiva dos profissionais permitiu intercâmbio de trabalho entre as instituições. “Muitas discussões abordaram a importância da articulação com outras instituições para incentivar a universalização e garantir que os serviços de água e de esgoto sejam prestados com qualidade”, disse.

Além disso, foi possível a capacitação dos servidores da Arsi, dos membros do seu conselho consultivo e de outros órgãos estaduais”, informou a diretora.

Para a especialista em regulação do saneamento da Arsi, Lorenza Zandonadi, participar da reunião proporcionou a troca de experiências com outras agências reguladoras que passam por situações em comum. “O evento é Estado da Arte, da regulação do saneamento básico de todo o Brasil. Para nós servidores, a participação nos motiva a fazer um trabalho melhor e mais aprimorado em nossa Agência”, comentou.

A Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES), Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência Estadual de Recurso Hídrico (Agerh), Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ministério Público e Procon também estiveram presentes e apresentaram ações implementares de destaque no Espírito Santo para enfrentamento da crise hídrica.

O principal objetivo deste encontro, que acontece a cada dois meses em diferentes estados, é conhecer as experiências, problemas e desafios enfrentados pelas agências reguladoras, além de ampliar o debate sobre o papel da regulação do saneamento básico neste cenário.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Arsi
Luisi Pessôa
3223-1822 /99839.1508
comunica@arsi.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard