15/12/2023 14h51 - Atualizado em 18/12/2023 15h53

ARSP participa do Seminário Estadual sobre ODS e Políticas Públicas

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP) esteve presente na primeira edição do Seminário Estadual sobre ODS e Políticas Públicas, que ocorreu nessa quarta-feira (06). Organizado pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o seminário aconteceu em Vitória.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado e reuniu personagens da esfera pública, com o objetivo de construir soluções sustentáveis para o Espírito Santo, bem como fazer um balanço das políticas já postas em prática.

Na ocasião, diversos gestores públicos apresentaram seus resultados, avanços e carências no que tange à Agenda 2030, bem como o impacto na formulação e implementação de políticas públicas nos municípios do Estado. 

O Espírito Santo aderiu ao “Pacto Global” se comprometendo em aliar desenvolvimento com sustentabilidade e, com isso, o Governo assume o compromisso de aplicar na administração pública os 10 Princípios do Pacto Global, incluindo ações sobre direitos humanos, meio ambiente, entre outros, além de fomentar a adoção desses temas na esfera privada.

Para o especialista em Energia Elétrica da Agência Reguladora de Serviços Públicos, Alexandre Delpupo, o seminário foi muito interativo e proveitoso para guiar os objetivos da ARSP. "Foram apresentadas as expectativas do Governo do Espírito Santo, destacando o importante Plano de Descarbonização e a Neutralização de Gases de Efeito Estufa do ES 2050, pactuado com a Organização das Nações Unidas (ONU), e lançado para consulta pública em Dubai, na COP 2028", acrescentou.

 

AGENDA 2030 e as 17 ODS

 A Organização das Nações Unidas desenvolveu uma série de objetivos e compromissos que os países devem ter como meta até o final dessa década, frente aos desafios que o planeta vem enfrentando. Com a colaboração de diversas nações, foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são ações em diversas áreas que podem garantir um futuro melhor.

A ideia principal é que, com esses 17 pontos (veja figura acima), seja possível alcançar três resultados extraordinários: 1) Erradicar a pobreza extrema; 2) Combater a desigualdade e a injustiça; e 3) Conter as mudanças climáticas. Esse tripé toca em pontos sensíveis que afetam diretamente a vida das pessoas, por isso a extrema importância dos resultados.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
comunica@arsp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard