09/10/2017 09h28 - Atualizado em 09/10/2017 09h29

Ações de conservação da Terceira Ponte são acompanhadas pela ARSP

Recuperação da estrutura de concreto nas partes mais altas da ponte com apoio de alpinistas profissionais

 

Para que a Terceira Ponte esteja em condições adequadas de manutenção a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP), responsável por fiscalizar essa importante via da região metropolitana, acompanha todas as ações de conservação realizadas pela Concessionária Rodosol. 

 

Assim, com o objetivo de assegurar o prolongamento da vida útil de toda a estrutura da Ponte é realizada a manutenção preventiva desses elementos sistematicamente compreendendo a execução de inspeções detalhadas e ensaios específicos. Essas atividades são executadas por uma empresa especializada, contratada pela Concessionária Rodosol, em cumprimento às obrigações do Contrato de Concessão.

 

De acordo com a gerente de infraestrutura viária da ARSP, Estela Vicentini, os elementos estruturais da Terceira Ponte sofrem a ação de diversos agentes, que influenciam no tempo de degradação do concreto como, por exemplo, o vento, as zonas de respingos e variação das marés, as áreas submersas, áreas expostas à contaminação por efluentes sanitários, temperatura, umidade relativa, dentre outros.

 

“Quando identificada alguma patologia, a gravidade é analisada e os serviços de recuperação da área afetada é programado, com base no grau de urgenciamento, que pode ser imediato ou variar de 06 a 24 meses”, explicou.

 

Dentre os serviços de inspeção e recuperação realizados neste ano estão:  a manutenção subaquática nas camisas metálicas (revestimentos que cobrem as estacas e protegem o concreto);  recuperação da estrutura de concreto nas partes mais altas da ponte com apoio de alpinistas profissionais, utilizando técnicas de rapel; levantamento batimétrico (medição da profundidade do oceano para averiguar a existência de variação que possa afetar a estabilidade da estrutura) e inspeções com a utilização de “drones” para fotografar e filmar as partes de mais difícil acesso, como os aparelhos de apoio.

 

Até o final do ano, também estão previstas a recuperação em pontos específicos dos guarda corpos, guarda rodas e blocos de fundação, além da substituição de juntas de dilatação. Todo esse trabalho está sendo acompanhado pela equipe de especialistas da ARSP.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard