ARSP realiza fiscalização de Verão em municípios litorâneos do Espírito Santo
A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), neste Verão, realiza o monitoramento do serviço de abastecimento de água nos municípios litorâneos de Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra e Guarapari. O objetivo da ação é garantir a qualidade dos serviços de água e esgoto prestados à população durante a alta temporada, quando o número de turistas tende a aumentar.
Para o diretor de Saneamento Básico, Mamoru Komatsu, a fiscalização é importante para soluções imediatas, que podem ser paliativas, mas também para ações de médio e longo prazo. “Essas fiscalizações são essenciais para identificar problemas no abastecimento de água e esgoto, e para fomentar a criação de políticas públicas eficazes que resolvam as questões de qualidade”, expõe Komatsu.
Segundo a especialista de saneamento Priscila Spala, a fiscalização foca na qualidade da água consumida pela população. “Verificamos se a água fornecida atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente. Para isso, serão analisados dados fornecidos pelas empresas responsáveis pelo serviço de abastecimento”, explica.
Caso sejam encontradas irregularidades ou não conformidades significativas, a Agência vai instaurar um processo sancionatório contra o prestador de serviços. A empresa será notificada para tomar as medidas corretivas necessárias, com o objetivo de garantir que a situação não se repita e que a qualidade da água para consumo humano seja restabelecida.
“A ação também incluir a medição da água no trecho sobre pressão, que será realizada pelo prestador de serviços para avaliar a continuidade e regularidade do fornecimento nos locais. A pressão insuficiente pode indicar falhas no sistema, prejudicando a distribuição adequada para a população e turistas”, alerta a especialista Priscila Spala.
Já a gerente de Água e Esgoto, Krishna Compana, destaca a importância da fiscalização para os capixabas. “A fiscalização de Verão é uma medida fundamental para assegurar que os serviços prestados, tanto à população local quanto aos visitantes, estejam em conformidade com os padrões exigidos e que a saúde pública seja protegida, especialmente em uma temporada de grande demanda como o Verão”, pontua.
“A ação também incluir a medição da água no trecho sobre pressão que será realizada pelo prestador de serviços, para avaliar a continuidade e regularidade do fornecimento nos locais. A pressão insuficiente pode indicar falhas no sistema, prejudicando a distribuição adequada para a população e turistas”, alerta a especialista Krishna Compana.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Analine Izoton
(27) 99974-9212