Corredor Sustentável ES é discutido em encontro interinstitucional no IJSN

Na manhã desta terça-feira (19), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) promoveram, no auditório do IJSN, o evento Corredor Sustentável ES, que reuniu representantes de órgãos públicos, setor privado e sociedade civil para discutir os desafios e oportunidades relacionados à implantação da iniciativa no Estado.
O encontro teve como objetivo discutir os aspectos relacionados à implementação de um corredor sustentável de abastecimento de gás natural e biometano no Espírito Santo. A iniciativa está vinculada à política de transição energética “Gás para Mover”, que faz parte do eixo de mitigação do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas.
A ação é desenvolvida pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo, responsável pela regulação da distribuição desses combustíveis no Estado. A proposta busca alinhar esforços institucionais, estimular a troca de experiências e reforçar a importância da coordenação de ações para garantir os resultados esperados.
“O Corredor Sustentável ES representa uma oportunidade de fortalecer a integração entre diferentes setores e promover soluções inovadoras para a mobilidade e a sustentabilidade no Espírito Santo. A experiência mostra que a coordenação entre instituições é determinante para transformar iniciativas em resultados concretos para a sociedade, por isso temos este encontro realizado nesta terça-feira (19) como um momento histórico no debate da transição energética”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.
A reunião desta manhã buscou identificar soluções para os principais gargalos existentes no setor, reunindo os principais atores envolvidos na produção, distribuição e regulação do gás natural e do biometano para uso veicular. O debate representa um passo importante na construção de alternativas sustentáveis e alinhadas às tendências de inovação e eficiência energética.
A diretora de Gás Natural Canalizado, Débora Niero, apresentou os estudos realizados pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo, ARSP, no projeto Gás para Mover.
"O estudo promovido pela ARSP, no âmbito do projeto Gás para Mover, proporciona uma análise detalhada das condições e demandas do setor. Apesar dos desafios, estamos superando cada obstáculo com o apoio de diversos atores: governo, empresas do setor, concessionárias e representantes da sociedade civil. O objetivo é entregar o projeto dentro do prazo estabelecido, garantindo soluções eficazes e sustentáveis, que possam transformar o mercado e promover avanços significativos em mobilidade a gás natural e biometano, por meio da implantação do corredor sustentável nas principais rodovias que cortam o Espírito Santo”, destaca Débora Niero.
“Para a ES GÁS, participar do Corredor Sustentável ES é reafirmar nosso compromisso em investir em soluções energéticas que impulsionem o desenvolvimento econômico, reduzam impactos ambientais e preparem o Espírito Santo para o futuro da mobilidade sustentável. Temos orgulho de contribuir para um projeto que une inovação, sustentabilidade e benefícios concretos para a sociedade capixaba”, destacou o diretor Técnico Comercial da ES Gás, Raphael Pereira.
O evento contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindpostos), do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas Líquidas, Inflamáveis, Gasosas, Corrosivas, Químicas e Petroquímicas no Estado do Espírito Santo (SINDLIQES), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa), do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), da ES Gás e da Marca Ambiental.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou que o Transcol tem avançado em ações voltadas para a mobilidade sustentável.
"Estamos modernizando o transporte público da Região Metropolitana, com a renovação da frota e a adoção de motores e combustíveis mais limpos. Também estamos ampliando a transição energética com alternativas como o GNV e o biometano. Essas iniciativas reduzem emissões, geram benefícios ambientais e reafirmam nosso compromisso com uma transição energética responsável, que alia inovação, sustentabilidade e eficiência no transporte coletivo", frisou Damasceno.
O encontro possibilitou a troca de contribuições sobre aspectos técnicos, regulatórios e de planejamento, ressaltando a relevância do Corredor Sustentável ES como instrumento para fortalecer a mobilidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. As instituições também acordaram em elaborar nos próximos meses uma publicação conjunta, que apresentará todas as ações que estão sendo desenvolvidas pelos parceiros que viabilizam o Corredor Sustentável no Espírito Santo, voltado para a transição energética e mobilidade.
Corredor sustentável
A proposta do Corredor Sustentável consiste em uma rota estratégica com pontos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) ou biometano. A presença desses postos ao longo do trajeto é fundamental para incentivar a transição energética, sobretudo no transporte de cargas pesadas. Essa infraestrutura reduz o risco de desabastecimento durante o percurso e possibilita que caminhões e outros veículos realizem rotas mais longas sem a necessidade de retornos frequentes para reabastecimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br